Case Easynvest

Easynvest é uma corretora de valores brasileira, presente há 50 anos no mercado.

Plataformatec ajuda Easynvest a implementar metodologias ágeis para alavancar seu crescimento

A Easynvest está presente há mais de 50 anos no mercado brasileiro de investimentos. Em 2014, a empresa iniciou o processo de digitalização com a criação de uma plataforma de negociação online focada no mercado de varejo. Neste período, entre 2014 e 2016, houve um grande crescimento do número de clientes:

“Quando nós fizemos o lançamento da plataforma online tivemos um crescimento muito acelerado. Saímos de algo em torno de 5 mil para 250 mil clientes ativos. A nossa base é muito extensa e crescemos a uma velocidade acelerada, o que obviamente implica em adequar os nossos sistemas e processos”, explica Marcio Cardoso, CEO da Easynvest.

Por conta desse crescimento acelerado, a Easynvest apostou na adoção do ágil como forma de alavancar o negócio e promover um crescimento estruturado.

“Nós estávamos com um desafio muito grande de como formular e estruturar o nosso time organizacionalmente para atender nossas necessidades e desafios. E assim, implementar uma cultura, de forma a engajar o time e trazer agilidade para os processos”, conta Paulo Avian, CSO (Chief Strategy Officer) da corretora de investimentos.

Nesse contexto, a Easynvest procurou consultorias para promover essa transformação digital em termos de cultura, processos e desenvolvimento. A Plataformatec foi contratada para dar suporte nessa fase, tanto a nível de C-Level quanto para o desenvolvimento das competências técnicas nos times de tecnologia, ajudando-os a definir e adotar os processos ágeis.

Uma importante realização desenvolvida em conjunto com a alta gestão foi a implementação da mentalidade ágil alinhada a estratégia do negócio.

“O Consultor da Plataformatec estava presente para nos ajudar não só na parte do ágil mas também em tomadas de decisões fundamentais ao negócio”, conta Alexandre Baldasseirine Neto, CTO da Easynvest.

Além disso, outro relevante feito foi o alinhamento dos times ágeis, a implementação de processos, métricas e cerimônias para aumentar a visibilidade e velocidade das entregas dos times de tecnologia.

“A consultoria da Plataformatec durou quatro meses e foi uma experiência fantástica não só para os colaboradores da Easynvest como para mim. Nós tínhamos um PlayBook, ou seja, um livro de regras a seguir. E foi muito fácil fazer essa transição do PlayBook para algo prático. Eram cinco equipes trabalhando de forma síncrona. Foi um trabalho muito amplo”, complementa Alexandre.

Outro ponto que agregou valor para o time da Easynvest foi a criação de um relatório de métricas. Com ele, todos tinham visibilidade do que iria ser entregue pela área de tecnologia, facilitando a comunicação com a diretoria. Segundo Alexandre:

“O mundo corporativo precisa de números, e a Plataformatec nos ajudou a implementar métricas factíveis de acompanhar. Agora, eu tenho controle sobre o que acontece no processo de desenvolvimento e, além disso, posso utilizá-lo para motivar o time e resolver conflitos. É possível medir a produtividade, a velocidade, enfim, medir tudo, controlar as entregas internas, saber qual produto está melhor ou qual tem o custo mais baixo. E tudo isso se resume em uma palavra: métricas”.

O mundo corporativo precisa de números, e a Plataformatec nos ajudou a implementar métricas factíveis de acompanhar. Agora, eu tenho controle sobre o que acontece no processo de desenvolvimento e, além disso, posso utilizá-lo para motivar o time e resolver conflitos. É possível medir a produtividade, a velocidade, enfim, medir tudo, controlar as entregas internas, saber qual produto está melhor ou qual tem o custo mais baixo. E tudo isso se resume em uma palavra: métricas

Alexandre Baldasseirini Neto

CTO da Easynvest

A Plataformatec pode ajudar você

Nosso portfólio de soluções foi desenvolvido a partir dos nossos 10 anos de experiência trabalhando com CTOs de empresas de tecnologia em crescimento acelerado. Temos certeza que nossos times de desenvolvedores e consultores conseguirão ajudar você a escalar seu produto e melhorar a gestão do fluxo de trabalho entre seus times e empresa.

Arrow-up